O carregador por indução de telefones celulares é uma grande incógnita para proprietários de Fiats Pulse e Fastback. O item equipa versões intermediárias dos modelos, mas não funciona como o desejado. Caso você seja dono destes modelos de veículos com este acessório, convidamos você a comentar sua experiência no final desta notícia.

Notei a ineficiência do item meses após a compra do veículo. O motivo é que quando comprei ainda tinha um Iphone 7. Posteriormente troquei pelo Iphone 13. Carregava muito pouco e esquentava muito o aparelho. Muito pouco é muito pouco de verdade. Algo como rodar por mais de 1 hora com o carro e chegar ao destino com apenas 2% carregado. O mesmo acontece com o celular da esposa, um Iphone 14.
Consultei duas concessionárias Fiats sobre o problema. A primeira, na capital, informou que seria problema de compatibilidade com o Iphone. A segunda, no interior, informou que fez a atualização do sistema e que ele estava sim funcionando. Afinal, se ele carrega 2%, de fato ele está carregando, diriam alguns. Mas nesse ritmo, realmente não é algo que digamos que está fazendo seu papel.
Recentemente tivemos um Fastback para drive aqui no Turboway. A primeira coisa que fui ver foi o carregador. Igual. O Iphone ficou dez minutos no local. Com capinha, sem capinha. Da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Carregou 1%.
Até o momento, sem solução
Em resposta aos seus consumidores no ReclameAqui!, a Fiat joga a bola para a Apple:
“De acordo com nossa equipe técnica, tal inconveniente ocorre devido à uma incompatibilidade entre o carregador e o Smartphone (IOS), sendo assim, é necessário uma atualização do software do seu celular. Contudo, a Apple já foi notificada da inconsistência apresentada na multimídia, não havendo previsão de atualização. Tão logo disponibilizada, informaremos através dos nossos meios de comunicação.”
Veja reclamações no site ReclameAqui: 1 e 2.
A Apple responde da seguinte forma que “o carregamento deve ser feito em aparelhos homologados”. Ninguém, portanto, responde se o sistema utilizado pela Fiat em seus carros é homologado pela Apple. Para quem comprou o carro e está na mesma situação, há sempre a possibilidade de recorrer ao Procon.
E você, tem carros com carregador por indução? Conte abaixo sua experiência com o aparelho.
Tenho um Pulse Impetus 2022 e tem o mesmo problema. O carregador por indução não funciona direito e o celular fica muito instável nele, se movimentando, o que ainda piora. A única forma do celular carregar nele é se ele não estiver pareado com o Android Auto. Se não ele só esquenta e quase não carrega nada. Falta ventilação, de fato. Meu telefone é um Zenfone 10. O da minha esposa um iPhone 15 Pro e é o mesmo problema.
Com ou sem capinha, tanto faz.
Comprei um Fastback, paguei mais caro por um modelo que tivesse carregamento de celular e não carrega meu celular também!!! Para que cobram a mais então né?
Vanessa, o Pulse ficou quase dois anos conosco e foi assim até o final. Depois ficamos com um Fastback e o carregador funciona perfeitamente. Ou seja: a Fiat deve ter trocado o seu fornecedor. Recomendo que vc dê um ultimato na concessionária e, se não resolver, acione os órgãos de defesa do consumidor. Não é possível a marca cobrar por um item que não funciona.
o meu fastback limited 2024 tambem não carrega o iphone toda hora para